O convite é a primeira impressão que o convidado terá do seu casamento. Por esse motivo é muito importante a escolha do convite.
Se o seu casamento está seguindo uma linha tradicional, escolha convites mais clássicos, se for numa linha mais informal, opte por modelos mais modernos. Tudo deve estar em harmonia com o estilo da festa que você está organizando.
Faça uma relação dos convidados antes de encomendar os convites para que não haja desperdício e também para que não faltem convites. Encomende alguns convites e envelopes a mais, caso precise convidar alguém de última hora ou caso o calígrafo cometa erros. Normalmente a margem de erro do calígrafo é pequena, mas é bom prevenir. O ideal é pedir no mínimo 10% a mais de envelopes. Ou seja, se forem 200 convites, serão 20 envelopes a mais. Normalmente as gráficas já trabalham com essa margem, mas é sempre bom se informar para evitar surpresas desagradáveis, porque se eventualmente faltarem convites e você tiver que solicitar convites adicionais à gráfica, o custo será bem maior.
O ideal é que você encomende seus convites com cinco meses de antecedência para evitar atropelos e stress desnecessários. Não esqueça depois de escolhidos e encomendados, os convites passarão pela fase de provas e só depois é que serão impressos. Esse processo todo pode durar um mês ou mais, uma vez que, após a aprovação do layout as gráficas pedem de 10 a 15 dias úteis para a entrega dos convites.
Os convidados deverão receber os convites com um mês de antecedência da data do casamento, para que tenham tempo de planejar a presença sem correrias. Para o caso dos convidados que residam em outras cidades ou países, o convite deverá ser entregue com dois meses de antecedência, para que os mesmos possam planejar sua viagem.
Enquanto os convites estão sendo confeccionados é hora de procurar uma Caligrafa.